HYPE3 - -
IBOV - -

Perfil Corporativo

Perfil Corporativo

A Hypera Pharma é a maior empresa farmacêutica do Brasil, em termos de receita líquida. É a única que está presente em todos os segmentos relevantes do varejo farmacêutico, com posição de liderança em diversas categorias. A Companhia oferece produtos de alta qualidade, investindo continuamente em inovação e crescendo de forma sustentável.

A Hypera Pharma se organiza em cinco grandes unidades de negócios:

Produtos de Prescrição

Com a marca guarda-chuva Mantecorp Farmasa, a Companhia atua em diversas especialidades médicas no segmento de Primary Care (Cuidados Básicos), com produtos como Predsim, Celestamine, Dramin, Maxsulid, Nesina, Diprospan, Colflex e Addera D3.

Skincare

Com Mantecorp Skincare, oferece dermocosméticos recomendados por dermatologistas em todo Brasil, segundo informações da Close-up International. Atua nesse segmento também com as marcas Simple Organic, de produtos orgânicos, veganos e isentos de crueldade animal, e Bioage, focada no mercado de tratamentos estéticos profissionais.

Consumer Health (OTC)

A Companhia é líder no mercado de medicamentos isentos de prescrição no Brasil com aproximadamente 20% de market-share, segundo o IQVIA, com marcas como Apracur, Benegrip, Buscopan, Coristina d, Engov, Epocler, Estomazil e Neosaldina. Atua também nos mercados de nutricionais, adoçantes e suplementos vitamínicos, com marcas como Tamarine, Vitasay 50+, Biotônico Fontoura e Zero-Cal.

Similares e Genéricos

A Companhia é líder, com a marca Neo Química, nos mercados de Similares e Genéricos em que está presente, segundo dados do IQVIA. A marca chega a 96% dos pontos de venda do mercado farmacêutico brasileiro, ainda segundo informações do IQVIA, em linha com a Missão da Companhia de promover acesso à saúde para população.

Mercado Institucional

Em 2021, a Hypera Pharma passou a atuar também no Mercado Institucional, que compreende o Sistema Público de Saúde, além de clínicas e hospitais privados. A equipe conta com profissionais experientes, e a Companhia já mapeou um pipeline de inovação para lançamento de mais de 94 moléculas nos próximos anos em Oncologia, Especialidades e Biológicos, em complemento à sua atuação por meio da joint-venture Bionovis.

A Hypera Pharma conta com uma operação de larga escala e baixo custo centralizada no maior complexo operacional farmacêutico da América Latina, localizado em Anápolis, no Estado de Goiás. São 120 mil m² de área construída onde atuam mais de 9.000 colaboradores. Anualmente são produzidas mais de 650 milhões de doses de sólidos, mais de 20 milhões de unidades de injetáveis e colírios, mais de 250 milhões de unidades de vitaminas e mais de 300 milhões de unidades de líquidos, cremes, óleos e loções.

Para suportar a constante inovação em seu negócio, a Companhia criou em 2017 o Hynova, o mais moderno centro de pesquisa farmacêutica do Brasil, que abriga uma equipe de profissionais altamente qualificados, mestres e doutores para o desenvolvimento de medicamentos, dermocosméticos e nutracêuticos, utilizando tecnologia de ponta para ser pioneira no Brasil.

A Companhia conta ainda com uma ampla estrutura de vendas e distribuição com abrangência nacional. Seus produtos são distribuídos em todo o território brasileiro, diretamente a varejistas ou indiretamente, via distribuidores e atacadistas.

Fundada em 2001 com o nome Hypermarcas, assumiu em 2017 a nova marca corporativa, Hypera Pharma, evidenciando o novo momento da Companhia. A empresa está listada no Novo Mercado da B3 desde 2008 e conta hoje com aproximadamente 10 mil colaboradores.

Histórico

As operações da Companhia foram iniciadas em dezembro de 2001 e, por mais de uma década, foi uma das principais empresas no mercado de bens de consumo no Brasil, com atuação nos mercados de higiene pessoal, limpeza e alimentos até 2006. Passou a atuar também no mercado farmacêutico em 2007 com a aquisição da DM Indústria Farmacêutica, tendo posteriormente consolidado sua posição entre as principais empresas do setor no Brasil com as aquisições da Farmasa, em 2008, da Neo Química, em 2009, e da Mantecorp, em 2011.

Em 2012, a Companhia constituiu em conjunto com outros 3 laboratórios brasileiros, a joint venture BIONOVIS S.A. – Companhia Brasileira de Biotecnologia Farmacêutica, voltada para o segmento de produtos biotecnológicos.

Com o objetivo de focar exclusivamente no mercado farmacêutico brasileiro, a Companhia iniciou, em 2015, um novo ciclo em seu planejamento estratégico, vendendo sua operação de Cosméticos para a Coty, e depois sua operação de Preservativos para a Reckitt Benckiser Brasil em 2016, e o negócio de Descartáveis para Ontex, cuja transação foi concluída em 2017.

Em 2020, a Companhia concluiu a aquisição da família de produtos “Buscopan” e “Buscofem”, da Boehringer Ingelheim. As marcas Buscopan e Buscofem representam a segunda maior franquia no mercado de produtos isentos de prescrição no Brasil.

Ainda em 2020, a Companhia adquiriu participação majoritária na Simple Organic Beauty, o primeiro investimento da Hypera Ventures, iniciativa de corporate venture capital que busca investir em startups ligadas ao setor de saúde e bem-estar e que possuam sinergia com os seus negócios. A Simple Organic Beauty é uma startup digital native que atua no mercado de dermocosméticos e maquiagem alavancando a alta tecnologia da indústria da beleza para formular produtos pioneiros na indústria de Clean Beauty.

Em 2021, a Companhia concluiu aquisição de um portfólio selecionado de marcas da Takeda, incluindo as marcas Neosaldina, terceira maior franquia no mercado de produtos isentos de prescrição no Brasil, Dramin e Nebacetin, além das patenteadas Nesina e Alektos.

Ainda em 2021, a Companhia lançou a plataforma de e-commerce ihypera (www.ihypera.com.br), com o objetivo de se aproximar ainda de seus consumidores finais para entender seus hábitos de consumo e impulsionar as vendas e promover saúde de qualidade à população brasileira.

Por fim, em 2021, a Companhia celebrou a aquisição da Bioage e com isso, a entrada no mercado de Esteticistas a fim de fortalecer sua presença no mercado brasileiro de Skincare por meio de produtos e marcas inovadoras, que sejam complementares aos seus negócios atuais. A Bioage conta com uma plataforma D2C e 55 franqueados regionais para impulsionar suas vendas e contribuir para a fidelização dos profissionais de saúde e bem-estar da pele no Brasil.

Em 2022, a Companhia concluiu a aquisição de um portfólio de medicamentos isentos de prescrição e de prescrição da Sanofi, incluindo o analgésico AAS, o fitoterápico Naturetti e o Antisséptico Cepacol, além dos medicamentos de prescrição Buclina, para estímulo de apetite, e Hidantal, indicado para o tratamento de epilepsia, entre outros.

Ainda em 2022, foi assinado um acordo com a Boehringer Ingelheim para adquirir sociedade responsável pela produção e know how de matéria-prima relacionada a escopolamina, princípio ativo do medicamento Buscopan, garantindo autonomia no abastecimento do principal insumo e permitindo a venda do excedente de matéria-prima a terceiros.

Por fim, em junho de 2022, a Companhia celebrou o Establishment Purchase Agreement com a Boehringer Ingelheim, visando a aquisição da planta fabril localizada em Itapecerica da Serra (SP) e responsável pela produção dos medicamentos da família Buscopan.

Última atualização em 1 de novembro de 2023.
Close